Terraplenagem Lagoa, construindo o caminho do fututo

Nosso blog

A História Da Terraplenagem

A História Da Terraplenagem

17/09/2018 09:00

Fonte: Antunes - Revista Uniplac

Os serviços de terraplenagem existem desde os tempos antigos onde não se eram utilizados maquinário nem procedimentos que visavam garantir a qualidade do serviço. Na antiguidade, os movimentos de terra eram executados manualmente ou com o auxílio de animais que carregavam ou rebocavam instrumentos rudimentares. Este quadro não se modificou até meados do século XIX, pois o instrumento utilizado era ainda a chamada "pá-de-cavalo", constituída de uma caçamba dotada de lâmina de corte, a qual, rebocada por tração animal, escavava e transportava o material. A atividade de terraplenagem com uso de maquinário é uma atividade recente, considerando o tempo total no qual foram usados equipamentos manuais. O desenvolvimento de maquinas responsável pelos trabalhos de terraplenagem se iniciou há cerca de cem anos. 

Com o advento da máquina a vapor, surgiram as primeiras tentativas de utilizá-la em equipamentos de terraplenagem, a partir da segunda metade do século XIX. No final desse século já existiam escavadeiras providas de pás, montadas em vagões e usadas na construção ferroviária. O desenvolvimento dos motores a combustão interna ocasionou a redução do tamanho físico dos equipamentos, permitindo novas aplicações. Em 1920 é lançado o primeiro trator movido a gasolina, ao qual desde logo foi adaptada a lâmina, iniciando-se desta maneira a concepção e a fabricação dos modernos equipamentos de terraplenagem. Nas décadas de 20 e 30, um inovador, R.G. Le Tourneau, criou o primeiro "Scraper" propelido, rebocado por trator. Em 1938 é introduzido o primeiro "Motoscraper", isto é, o "Scraper" autopropulsionado. 

Nos últimos sessenta anos o investimento sobre maquinário visando maior quantidade de serviço no menor tempo possível cresceu junto com todo o avanço da revolução industrial, tornando o serviço de terraplenagem menos dificultoso. Junto com todo esse maquinário ocorreu então à necessidade de aprimorar o trabalho de forma que este seja padronizado, tendo melhor controle sobre sua qualidade. Fora criada então uma metodologia de trabalho que institui métodos padronizados de execução do serviço de terraplenagem, e junto a este serviço foram criados métodos laboratoriais de ensaios os quais visam garantir a qualidade do material empregado no serviço.

Notícias relacionadas